Domingo, 4 de Março de 2007

Opiniões de Pessoas Importantes

          Aqui estão algumas opiniões de pessoas importantes sobre Carlos Fiolhais, tais como José Rodrigues dos Santos e Nuno Crato!!!!

Opinião de Nuno Crato:
 
         "Foi esta semana lançado em Lisboa um novo livro do físico, professor e divulgador científico Carlos Fiolhais. O facto é sempre um acontecimento. Se pensarmos também no matemático Jorge Buescu e em mais alguns divulgadores científicos portugueses, verificamos que em Portugal têm saído, ano após ano, livros sobre ciência de invulgar qualidade. Lendo a «Nova Física Divertida» de Carlos Fiolhais, acabada de editar pela Gradiva, percebe-se de onde vêm as «cores vivas» com que este cientista ilumina os seus livros.
           Em Portugal, há vários cientistas que se incluem neste grupo. Mas talvez a descrição não se ajuste a ninguém melhor do que a um físico da Universidade de Coimbra que tem sido incansável na divulgação da sua disciplina entre jovens e adultos e que o faz sempre com humor e simplicidade. Referimo-nos a Carlos Fiolhais, que na semana passada lançou mais um livro em Lisboa, numa sessão na livraria Almedina.
A apresentar a obra e o autor esteve outro físico, Manuel Paiva, que é director do Laboratório de Física Biomédica da Universidade Livre de Bruxelas. Discutiu-se física, educação, cultura, Portugal, Einstein, universidades e um mundo de assuntos. Carlos Fiolhais impressiona sempre pela simplicidade e modéstia como fala das coisas. Ao falar de cultura, cita Tintin e a banda desenhada. Ao falar de Einstein, fala de um raio de luz a atravessar um comboio. Ao falar de educação, recomenda que nas escolas se façam experiências com batatas e maçãs. 
A inspiração vem de Albert Einstein, e é particularmente apropriada neste Ano Internacional da Física em que se comemoram feitos do grande cientista. «Não penso que tenha qualquer talento especial», disse uma vez Einstein com modéstia, «a não ser uma curiosidade apaixonada».
É esse o mote que Carlos Fiolhais traz para o seu novo livro. Em páginas muito bem escritas, o físico português consegue fazer o que pareceria impossível. Fala de pintura e de escultura, discute história e ciência, cita Nemésio e Antero, discorre sobre obras de Picasso e de Turner, explica como se fixaram unidades físicas e o que é o cromossoma Y. O título do livro o leitor já o adivinhou certamente: «Curiosidade Apaixonada»."
 
Opinião por parte de José Rodrigues dos Santos: 

          "O meu conhecimento do professor Fiolhais é superficial, resultado de algumas conversas que tivemos nos últimos tempos relacionadas com o meu último romance, para o qual ele desempenhou funções de verificação científica. 
            A ideia que me ficou foi a de um homem profundamente inteligente e muito conhecedor da sua área de investigação, mas dando sempre grande importância à vertente pedagógica. Carlos Fiolhais é, se quisermos, um Carl Sagan, um cientista dotado da capacidade de explicar coisas complexas de um modo simples. E a essa qualidade, o professor Fiolhais acrescenta um sentido de humor sem par. "

sinto-me: informado
publicado por rr_2 às 22:24
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. ALBUM DE FOTOS

. Opiniões de Pessoas Impor...

. Pergunta/Curiosidade

. Reportagem"A rotina de um...

. Entrevista

. Autor e Obra que vamos tr...

. Elementos do grupo e foto...

. Breve cronologia da vida ...

.arquivos

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds