Segunda-feira, 12 de Fevereiro de 2007

Breve cronologia da vida de Carlos Fiolhais

1956 - Nasceu em Lisboa

1962 a 1966 – Fez a Escola Primária em Lisboa e Coimbra.

1966 a 1973 – Frequentou o Liceu Normal de D. João III, em Coimbra, actualmente Escola Secundária de José Falcão.

Nos anos 70 sócio-fundador e um dos responsáveis do Centro de Espeleologia de Coimbra - CEC. Desenvolveu intensa actividade espeleológica, sendo autor de várias publicações, periódicas e monográficas, nessa área.

1977 – Inicia a sua carreira como monitor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

1978 - Licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra com a média de 18 valores

1978 a 1983 – Foi assistente na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

1982 - Doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt/Main, Alemanha, com o grau de Muito Bom.

Durante a sua estadia na Alemanha, deu aulas de português para estrangeiros, foi tradutor de alemão e professor no ensino particular de várias disciplinas dos estudos secundários para a segunda geração de emigrantes. Interessou-se pela problemática da emigração portuguesa, tendo participado em sessões de promoção sócio-cultural e colaborado em projectos de sociologia nessa área.

1983 a 1990 - Professor Auxiliar (com nomeação definitiva em 1989), na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

1984 a 1985 - Foi membro do Conselho Directivo da FCTUC

1990 - Organizou um encontro sobre Computadores no Ensino da Física e da Química

1990 a 1992 – Foi membro da Direcção do Centro de Física Teórica da Universidade de Coimbra

1990 a 2000  - Foi professor associado na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

1991 e 1992 – Foi professor convidado da Tulane University, New Orleans, EUA

1991 e 1992 - Foi Professor Convidado da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real

1991 a 2000 - Dirigiu o projecto Softciências, Acção comum das Sociedades Portuguesas de Física, Química e Matemática para produção e distribuição de software educativo, apoiada pelos Ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia. Esta acção publicou 22 programas de computador com os respectivos manuais pedagógicos

 

1992 a 1995 - Foi Presidente do Conselho Directivo do Centro de Informática da Universidade de Coimbra - CIUC, onde procedeu  à ligação da Universidade à Rede de Cálculo Científico Nacional - RCCN, desenvolveu os serviços  da World Wide Web da Universidade, renovou os equipamentos principais (incluindo instalação, upgrade e substituição de um supercomputador, com capacidade vectorial, financiado pelo programa “Ciência” do Ministério do Planeamento e Administração do Território), instalou um conjunto de computadores pessoais para fins pedagógicos em toda a universidade e dirigiu vários projectos no domínio das redes e  computação, incluindo o seguinte  projecto  de computação avançada financiado pela JNICT/CERN.

 

1993 - . Recebeu uma menção honrosa no Prémio União Latina - JNICT de tradução científica

1994 - Ganhou em 1994 o Prémio União Latina / JNICT de tradução científica, com a obra "Física Nuclear", publicada pela Gulbenkian

1995 - Foi membro da Comissão de Honra Nacional da candidatura presidencial do Dr. Jorge Sampaio.

1995 a 1996 – Regeu a cadeira de Física da Matéria Condensada no Mestrado em Física Teórica.

1995 a 1998 - Foi representante do Presidente do Conselho de Departamento de Física na organização dos 1ºs, 2ºs, 3ºs e 4ºs Encontros de Física e Engenharia Física.

1996 a 1998 – Foi Presidente da Direcção da Delegação Regional do Centro da SPF, onde dinamizou várias actividades pedagógicas e científico-culturais.

 

1997 – Colaborou no Mestrado em Física para o Ensino, na Unioversidade do Porto e no Curso de Pós-graduação em Recursos Hidráulicos (da responsabilidade do Departamento de Engenharia Civil da FCTUC

1997 – Coordenou o projecto Omniciência apoiado pelo Ministério da Ciância e Tecnologia.

1997 – Foi orador convidado nas Protofísicas.

1997 a 2001 – Participou, no âmbito do  projecto Praxis XXI, na Mediatização do Museu de Física da Universidade de Coimbra, que se destinou a colocar na Internet conteúdos multimedia referentes aquele museu.

Foi avaliador na área do multimedia para a Agência de Inovação.

 

1998 – Continua a coordenar o projecto Omniciência apoiado pelo Ministério da Ciância e Tecnologia.

1998 – Foi orador convidado da International Conference of Physics Students

1998 – Foi novamente orador convidado das Protofísicas.

1998 – Foi membro fundador do Centro de Física Computacional da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.

1998 -  Organizou o simpósio internacional Fronteiras da Ciência, comemorativo dos 25 anos da FCTUC.

1998Foi professor Convidado da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife, Brasil.

1999 - Foi o responsável pela instalação do supercomputador “Centopeia”, com 108 nós,  no Laboratório de Computação Avançada da Universidade de Coimbra assim como é responsável pelo projecto de reequipamento científico para aquisição do supercomputador “Supercentopeia”, que lhe sucede e que será o mais poderoso do país, com 526 nós, no quadro do programa nacional de reequipamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

1999 – Tornou-se director da Gazeta de Física, órgão da Sociedade Portuguesa de Física - SPF, revista onde editou e publicou vários artigos sobre o  ensino e  divulgação da Física e onde está a realizou um projecto de renovação gráfica e de conteúdos, acompanhado de uma edição na Internet

1999 – Foi orador convidado na Conferência Nacional dos Estudantes de Física

1999 – Colaborou no Mestrado em Museologia e História Natural da Universidade de Aveiro.

 

1999 – Integrou a Comissão Científica do III European Speleological Congress, que aquela sociedade organizou em Lisboa, com a Speleological Federation of the European Community

1999 a 2000 – Regeu a cadeira Física da Matéria Condensada no Mestrado em Física Experimental

1999 a 2004 – Coordena o projecto Água Virtual, no quadro do programa Praxis XXI do Ministério da Ciência e Tecnologia, que reuniu colaborações com o Centro de Computação Gráfica e o Exploratório Infante D. Henrique

2000 – Tornou-se Professor Catedrático no Departamento de Física da Universidade de Coimbra

2000 - Foi membro da Comissão de Honra Nacional da candidatura presidencial do Dr. Jorge Sampaio.

2000 – Tornou-se membro do Editorial Board de Europhysics News, revista da European Physical Society.

2000 a 2004 – Foi director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra. Aí dirigiu os grupos de Física da Matéria Condensada e de Computadores no Ensino das Ciências.

2004 - Organizou o IV Encontro do Fórum Internacional dos Investigadores Portugueses

2004 – É desde esta altura Director da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, onde tem dirigido vários projectos, nomeadamente dois projectos de digitalização de documentos enquadrados pelo Plano Operacional da Cultura e organizou a exposição “Einstein entre nós”.

2004 a 2005 - Colaborou nos Mestrados em “Comunicação de Ciência”, da Universidade de Aveiro, e em “Novas Fronteiras do Direito”, do ISCTE, Lisboa.

2005 –São editados em CD-Rom os conteúdos principais do portal “Mocho”, de que criou.

2005 – Tornou-se  membro do Science Advisory Board do European Physical Journal, revista publicada pela Springer para um consórcio de sociedades científicas europeias.

2005 - Foi consultor do programa de grande audiência “Megaciência” emitido pela SIC

2005 - Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 atribuído pela SIC e pela "Caras" ;Foi agraciado pelo Presidente da República com a Ordem do Infante D. Henrique

2005 – Foi orador convidado na  Conferência Nacional Brasileira  de Educação em Física, (Rio de Janeiro, Brasil)

 

2005 - Recebeu o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique atribuído pelo Presidente da República.

2006 - Recebeu o Prémio Inovação do Fórum III Milénio e o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora

2006 – Foi Vice Presidente da Comissão Científica do V Encontro do Forum Internacional dos Investigadores Portugueses.

2007- É consultor das Publicações Gradiva, Lisboa.

2007 – Tornou-se, novamente, colaborador do jornal O Público.

2007 – Vai ser novamente consultor num programa de divulgação científica, desta vez na RTP, ao sábado de tarde.

2007 – Prepara-se para publicar o seu último livro “ Nova Física Divertida". 

 

Nós baseámo-nos nos seguintes meios de pesquisa para a realização do trabalho desenvolvido:

http://nautilus.fis.uc.pt/personal/cfiolhais/

http://www.gradiva.pt/livro.asp?L=2145

 

AS SUAS OBRAS

 

Depois do extraordinário êxito de *Física Divertida* (seis edições, quase vinte mil exemplares vendidos) lançada em 1991, *Carlos Fiolhais retoma a época em que tinha ficado nesse seu primeiro livro (o final do século XIX), e explica, com uma capacidade de comunicação invulgar, as principais descobertas da Física do século XX neste seu *Nova Física Divertida*.

Movido pela convicção de que a física é interessante, atraente e até divertida, *Carlos Fiolhais consegue neste seu livro veicular quer aos jovens quer ao público em geral uma profunda lição sobre as complexas evoluções da física dos últimos cem anos com uma linguagem e um estilo simples, o que é enriquecido pelo trabalho de ilustração de José Bandeira que acompanha todo o livro.
*Carlos Fiolhais acredita que a divulgação do carácter lúdico da física destruirá inapelavelmente a ideia preconcebida da física como ciência obscura e maçadora.·
Começando onde o livro anterior findara – no início do século XX –, *Nova Física Divertida* aborda a paradoxal teoria quântica e a extraordinária teoria da relatividade, revelando os grandes avanços da física até aos nossos dias. Essas teorias, com as espantosas experiências que as confirmaram, mudaram a nossa visão do mundo – desde os núcleos atómicos às estrelas – e o modo como nele vivemos: agora vivemos melhor!·

         AS SESSÕES DE APRESENTAÇÃO

Com o objectivo de estender a todo o país a divulgação desta nova obra de Carlos Fiolhais, o autor e a Gradiva farão apresentações do livro por todo o país num esforço conjunto que, ao reunir livrarias, escolas básicas e secundárias, centros Ciência Viva e universidades, pretende contribuir para o despertar ou o fomentar de vocações científicas.
*O livro irá ser formalmente apresentado numa primeira sessão de lançamento em Lisboa no dia 1 de Março na loja FNAC do Centro Comercial Colombo às 18h30 com apresentação do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.
As sessões de apresentação subsequentes obedecerão ao seguinte calendário:

PORTO – 4 de Março – 17h00 – FNAC NORTE SHOPPING - com apresentação do Reitor da Universidade do Porto (a confirmar) e da Drª. Nassalete Miranda, Directora de "O Primeiro de Janeiro".·
COIMBRA – 6 de Março – 19h00 – FNAC Fórum Coimbra – apresentação de Prof. Doutor Fernando Jorge Rama Seabra Santos, Reitor da Universidade de Coimbra.

LEIRIA – 7 de Março – 15h00 - Livraria Americana

AVEIRO - 10 de Março - 15h00 - Centro de Ciência Viva

LISBOA – 12 de Março - 18h30 - Livraria Almedina - Apresentação de Pedro
Tochas (a confirmar)

COIMBRA – 13 de Março - 18h30 – Bertrand DolceVita – apresentação de José Urbano, Professor Catedrático do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e Presidente da Sociedade Portuguesa de Física

POMBAL – 15 de Março - 10h00 - Escola Secundária de Pombal

ALGARVE – 17 de Março - 16h00 - Fnac Guia – em colaboração com o Centro de Ciência Viva do Algarve

LISBOA – 24 de Março – 16h30 - El Corte Inglês – apresentação de Prof. Doutor Fernando Manuel Ramôa Cardoso Ribeiro, Reitor da Universidade Técnica de Lisboa*

*O AUTOR*

*Carlos Fiolhais nasceu em Lisboa em 1956, licenciou-se em Física na Universidade de Coimbra em 1978 e doutorou-se em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, na Alemanha, em 1982. É professor catedrático no departamento de Física da Universidade de Coimbra.

Publicou mais de três dezenas de livros, incluindo /*Física Divertida*/*Computadores, Universo e Tudo o Resto, /* A Coisa Mais Preciosa que Temos e /*Curiosidade Apaixonada na Gradiva. É autor de inúmeros artigos científicos, pedagógicos e de divulgação. Entre os vários prémios com que foi distinguido contam-se o Globo de Ouro da SIC/Caras, o Prémio Inovação do Fórum III Milénio e o Prémio Rómulo de Carvalho da Universidade de Évora.
Fundador e ex-director do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra é hoje director da Biblioteca Geral desta universidade.
Fontes:
www.gradiva.pt
sinto-me: com conhecimento
tags:
publicado por rr_2 às 23:02
link do post | comentar | favorito
|

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Março 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

18
19
20
21
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


.posts recentes

. ALBUM DE FOTOS

. Opiniões de Pessoas Impor...

. Pergunta/Curiosidade

. Reportagem"A rotina de um...

. Entrevista

. Autor e Obra que vamos tr...

. Elementos do grupo e foto...

. Breve cronologia da vida ...

.arquivos

. Março 2007

. Fevereiro 2007

.tags

. todas as tags

blogs SAPO

.subscrever feeds